COMPARTILHE:




Aprenda como dar banho em gato

Os felinos são extremamente higiênicos e sempre estão se limpando. A língua deles possui filamentos que agem como uma escova no pelo. Por isso, muitos tutores ficam na dúvida se há necessidade e como dar banho em gato.


Entretanto, durante um passeio ou até mesmo no quintal de casa, os bichos podem se sujar com substâncias que não saem ou fazem mal para o felino. Nesses casos, saber lidar com o comportamento dos gatos e dar banho neles é essencial.


Confira, abaixo, algumas dicas e as principais dúvidas sobre como dar banho em gato!


O banho faz mal para os felinos?

Dar banho não faz mal para os gatos, porém, é preciso se atentar a frequência. Se for muito alta pode ser prejudicial à saúde, porque prejudica a produção de óleos naturais essenciais do pelo. Portanto, cada pet deve ser avaliado individualmente.


Por isso, se o seu gato estiver com uma aparência saudável e sem alergias não é necessário dar banho. Uma boa escovação já é suficiente para deixar o felino bonito e com um ótimo aspecto.


Banho a seco

O banho a seco para gatos deve ser a primeira opção para evitar estresse no animal. Isso porque eles nem percebem que estão passando por essa situação. São vários produtos disponíveis para facilitar a sua vida.


Corte as unhas do gato

No dia anterior, de preferência, corte as unhas dele para evitar arranhões durante o procedimento. Se acaso o banho for emergencial, use luvas de borracha para se proteger.


Escove o pelo

Não deixe para fazer essa escovação no banho. Faça o processo antes para evitar que o banho demore mais. Escove no sentido contrário ao crescimento e retire todos os nós que possam ter.


Não deixe o gato estressado

O banho em si já é uma coisa que estressa os felinos. Portanto, é preciso separar todos os itens que vão ser usados para evitar que ele se irrite e não fique ansioso ou estressado. Brinque com o bichano antes do banho, para que ele fique calmo e relaxado.


Comece aos poucos

Fique tranquilo e comece o processo aos poucos. Use um chuveiro ou copo para molhar as patas e vá subindo. A cabeça deve ser a última parte, se possível use somente um pano úmido e evite que a água caia diretamente. Lembre-se que a temperatura dela deve ser morna.


Use shampoo próprio para os gatos

O shampoo para gato é o produto ideal, afinal outras composições podem ser prejudiciais para a pele e os pelos. Cremes para humanos não devem ser usados em hipótese alguma, muito menos shampoos indicados para cachorros ou outros animais.


Seque bem o gato

Mesmo que ele esteja nervoso, enrolar o gato em uma toalha para secar é uma ótima opção. Deixe-o no sol para que o processo seja mais rápido, ou use um secador em temperatura baixa, e nunca direto no rosto para não assustar.


Recompense o gato

Após finalizar o banho, deixe a situação mais agradável para ele. Dê o petisco preferido ou alguma outra compensa. Isso faz com que ele fique mais calmo e não se estresse ou fique distante após o banho tomado.


Posso dar banho em gato filhotes?

Saber se pode dar banho em gato filhote é uma dúvida muito comum para os tutores de felinos. E sim, você pode! O ideal é que comece quando ainda é novo para facilitar a adaptação à atividade.


O primeiro banho deve ser feito entre 2 e 3 meses de idade. Desta forma, o gato se acostuma com a água e sabão e pode até gostar do momento. Por isso é muito importante saber como dar banho em gato.



fonte: Blog PETZ




limpador eliminador de odores
LIMPADOR ELIMINADOR DE
ODORES COM REPELENTE

saiba mais

eliminador de odores
ELIMINADOR DE ODORES
COM REPELENTE

saiba mais

coleira genco pet
COLEIRA LUMINOSA
COM LED GENCO® PET

saiba mais




Fique por dentro das novidades

Siga-nos em nossas redes sociais




rss_feed